
MECOTipo
Buggy
O MECOTipo é produto de 20 anos de pesquisa dedicados ao ensino do desenho tipográfico. Todos os processos e informações selecionados para estar no livro foram testados e validados repetidas vezes pelo autor e por vários outros professores e designers em diversas instituições de ensino superior brasileiras.
Ficha técnica
título original
O MECOTipo: Método de Ensino de Desenho Coletivo de Caracteres Tipográficos
edição
Serifa Fina e Estereográfica
projeto gráfico
Serifa Fina, LTC e Vibri Design & Branding
impressão e acabamento
Impresso em papel offset 90g/m² (miolo) e em cartão supremo 300g/m² (capa).
Impresso na Gráfica Athalaia, Brasília, maio de 2021.
Acabamento brochura costurada, capa flexível, laminação BOPP brilho.
Tiragem: 1500 exemplares
local de publicação
Recife
ISBN
978-65-994849-0-2
Livro composto em Pétala Pro, projetada por Marconi Lima, e Capitolina, projetada por Christopher Hammerschmidt e Marconi Lima. Fontes distribuídas pela TypeFolio
Sobre o Livro
O MECOTipo foi o primeiro livro brasileiro sobre desenho tipográfico a tratar o assunto em detalhes. Ele apresenta um método de trabalho, um sistema de avaliação para aferir o sucesso de seus resultados e um farto material com várias informações fundamentais para quem deseja começar a projetar fontes.
Produto da pesquisa de mestrado do seu autor, o designer, tipógrafo e professor Buggy, o livro foi lançado originalmente em 2007 e rapidamente tornou-se referência na área. Ele ajudou vários profissionais a ingressar no universo da tipografia e professores a formar diversos designers Brasil afora.
Ao completar 10 anos O MECOTipo ganha uma edição comemorativa para celebrar a data. Seu conteúdo foi revisto, atualizado e ampliado, bastante ampliado! Para cada ano de sucesso um novo exercício.
Assim, a segunda edição, uma parceria entre Serifa Fina e Estereográfica, traz um método renovado com 14 exercícios; um compêndio 2 vezes maior, cheio de novas informações e referencias; e um sistema de avaliação mais robusto. Além disso, ela soma aos textos originais de Buggy, Henrique Nardi, Tony De Marco e Priscila Farias um magnífico prefácio assinado por Claudio Rocha, uma das mentes mais brilhantes da tipografia contemporânea, e texto de quarta capa assinado por Marconi Lima, o designer de tipos brasileiro mais aclamado da atualidade.
O primeiro método de ensino de desenho tipográfico genuinamente brasileiro traduz o espirito colaborativo do nosso design e não poderia ser produzido de outra maneira que não por financiamento coletivo! A união de várias pessoas em prol de um ideal é algo fundamental para nós. É o coração deste livro e motor de todas as ações que temos promovido em torno da tipografia desde 2007.
Professores, alunos e curiosos irão adorar as páginas da edição comemorativa de 10 anos de O MECOTipo. Criadas pelas equipes do Laboratório de Tipografia do Ceará e da Vibri Design & Branding elas foram diagramadas com fontes da TypeFolio num esforço conjunto ímpar que produziu um projeto gráfico totalmente novo.
Sobre o Autor
Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, especialista em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral e fundador da Tipos do aCaso, primeira digital type foundry nordestina, do Laboratório de Tipografia do Agreste (Caruaru), do Laboratório de Tipografia do Ceará (Fortaleza) e dos cursos de Design Gráfico e de Produto das Faculdades Integradas Barros Melo (Olinda). Atualmente, é professor do curso de Design da Universidade Federal do Ceará – UFC e da pós-graduação em Design Editorial do Centro Universitário 7 de Setembro – Uni7 (Fortaleza) e vice-presidente da comissão editorial da Serifa Fina. Como músico, participou ativamente do Manguebeat tocando baixo no DMP & os Fulanos. Como designer, conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e, como autor, escreveu três livros, sendo um deles, O MECOTipo, referência no ensino de design brasileiro.
Conteúdo
1. O método
2. Os parâmetros teóricos/metodológicos
3. Os parâmetros práticos
4. O programa de aulas
5. O sistema de avaliação
6. O compêndio
Lembro que a ideia de desenhar uma fonte tipográfica digital, no início dos anos 2000, era algo que remetia a um universo paralelo, “mágico”. Pouco tempo depois, surgiu naturalmente o desejo de estudar sobre outros aspectos nos quais a tipografia estende suas hastes. História, arte, linguagem, tecnologia, entre outros, eram um convite permanente a buscas por esses temas, e que fossem preferencialmente registrados em livros. Foi nesse momento que recebi a notícia do lançamento do MECOTipo, produto de uma pesquisa que se tratava de um método para desenho, produção, finalização e avaliação de fontes digitais.
Marconi Lima, Typedesigner fundador da TypeFolio Digital Foundry








