Contrapunção
Fred Smeijers
Contrapunção é um livro repleto de ideias. Trata-se não somente de uma investigação histórica e técnica sobre a fabricação de tipos de metal, mas também da discussão de questões relevantes sobre a prática do design de tipos atualmente. Esta obra, que explora os fundamentos do design de tipos em sua essência, é considerada uma das principais referências contemporâneas sobre o assunto. A edição, repleta de ilustrações e fotografias, é composta em uma fonte exclusiva projetada por Fred Smeijers.
Ficha técnica
título original
Counterpunch: making type in the sixteenth century, designing typefaces now.
Hyphen Press, Londres, Reino Unido, 1996, 2011.
tradução
Gustavo Ferreira
edição e projeto gráfico
André Maya e Rafael Dietzsch
[com base no projeto original de Corina Cotorobai]
revisão
Maíra Mendes Galvão
revisão técnica
Rafael Dietzsch
impressão
Impresso em offset na Athalaia Gráfica, Brasília.
Papel Pólen Bold Suzano 90 g (miolo)
Papel Offset Alta Alvura Suzano 240 g (capa).
fontes
Contrapunção foi composto em Haultin, família de tipos projetada por Fred Smeijers.
formato e acabamento
Formato 148 x 222 mm, 208 páginas.
Acabamento brochura costurada, capa flexível
Peso, 330g
local de publicação
Brasília
ISBN
978-85-68809-03-7
Sobre o Livro
A tipografia ocidental ainda é dominada por formas de letras criadas nos primeiros cem anos da imprensa. Quais processos estavam por trás dessas formas? Este livro oferece uma visão detalhada sobre o trabalho de cortadores de punções franceses e flamengos do século dezesseis. Com base em sua experiência em criar tipos e um olhar cuidadoso sobre os vestígios que restaram, Fred Smeijers assopra a poeira antiquária que havia encoberto este tema. Como introdução à discussão, ele sublinha questões fundamentais para o design de letras e tipos. Os últimos capítulos fazem considerações sobre desdobramentos técnicos e sociais.
Originalmente publicado pela editora britânica Hyphen Press, Contrapunção é uma das mais importantes obras sobre design de tipos contemporâneas. A edição deste trabalho faz parte dos esforços da Estereográfica para ampliar o catálogo de obras de referência sobre tipografia e design de tipos em português.
Sobre o Autor
Fred Smeijers é um designer de tipos, professor e escritor holandês. Depois de terminar seus estudos na escola de arte de Arnhem, ele trabalhou como consultor tipográfico para a companhia de reprografia Océ, e veio a se tornar membro fundador do escritório de design gráfico Quadraat, que acabou batizando sua primeira fonte tipográfica comercializada. Estão entre suas outras fontes Arnhem, Fresco, Sansa, Custodia e Ludwig, todas comercializadas pela OurType, a companhia da qual ele foi co-fundador em 2002. Em 2001, ele recebeu o prêmio Gerrit Noordzij, parte do qual foi um livro sobre seu trabalho: Type now (2003). Smeijers é professor de design tipográfico na Hochschule für Grafik und Buchkunst, em Leipzig.
Conteúdo
Fatores fundamentais
Porque este livro?
Terminologia
As três maneiras de se fazer letras
Desenho de tipos: um jogo de preto e branco
Comparando desenhos de tipos
O corte de punções em seus contextos
Letras e o intelecto italiano
O lugar da punção na produção de tipos
O cortador de punções e os historiadores
De onde vem o cortador de punções?
Ascensão e queda do cortador de punções
O corte de punções no século dezesseis
Golpeando e escavando
Os prazeres do aço
Fournier sobre o corte de punções
Como eles realmente faziam?
Fixando a imagem
Sequência de design e produção
Uma punção por dia?
Onde estão as contrapunções?
Hendrik van den Keere e linhas de contorno
Linearidade
O corte de punções e o funcionamento de tipos
A técnica influencia a forma?
O olho inconsciente
Ao futuro
O corte de punções na era digital
Design de tipos e idiomas
Os limites da romana
Aberturas e mudanças
Ao reviver a história, experimentando o corte de punções em primeira mão e pregando somente aquilo que pratica, Smeijers nos oferece algumas respostas.
Matthew Carter, Designer de tipos